Estudo de Caso: App do Abrigo Kitsune

Tags: ux design, projeto, estudo de caso

Postado por Maycon B. Lopes em 22 de Abril de 2023

Post Cover

Este estudo de caso é resultado do segundo projeto criado a partir das etapas desenvolvidas no Google UX Design Certificate Program, um curso de certificação profissional oferecido pelo Google. Caso queira ver o primeiro projeto que desenvolvi, acesse aqui.

O projeto que desenvolvi teve como objetivo criar um site com design completo, abrangendo todas as etapas necessárias, desde sua concepção inicial até as pesquisas com usuários, a elaboração de wireframes, prototipagem e muitos outros aspectos relevantes. Mesmo que tenha sido um trabalho de conclusão de curso necessário para obter a certificação profissional em UX Design, o projeto foi extremamente detalhado e desafiador, proporcionando uma experiência enriquecedora para mim, uma vez que aprendi muito durante todo o processo criativo.

Ao longo do desenvolvimento, tive a oportunidade de aprimorar minhas habilidades em UX Design, utilizando metodologias, ferramentas e técnicas para criar um site que atendesse às necessidades do cliente, o Abrigo Kitsune. Com este projeto, fui capaz de aplicar meu conhecimento em design centrado no usuário, garantindo que o site fosse acessível, intuitivo e fácil de usar para todos os visitantes, independentemente do dispositivo utilizado.

Além disso, ao lidar com os desafios do projeto, aprendi a ser mais organizado, disciplinado e eficiente em minhas abordagens, desenvolvendo uma melhor compreensão sobre a importância da colaboração com a equipe e a comunicação clara com o cliente. De fato, o projeto me proporcionou uma experiência valiosa e enriquecedora, que me ajudará a ser um profissional melhor em UX Design no futuro.

A seguir, entrarei nos detalhes principais do Estudo de Caso, mas desde já ressalto que nem todo trabalho desenvolvido será aqui descrito.

Vamos lá!

Linhas gerais do projeto

O produto

Trata-se de um site responsivo para doação e adoção de animais, criado com foco na usabilidade e acessibilidade para ajudar a conectar pessoas a pets que encontrarão um lar amoroso.

A duração do projeto

O projeto foi desenvolvido ao longo de 02 meses, durante as etapas de aprendizagem do programa de Certificação Profissional Google UX Design.

O problema

Milhares de animais abandonados precisam de um lar amoroso. O Abrigo Kitsune tem o objetivo de conectá-los com pessoas que querem adotar e oferecer um lar seguro e feliz.

O objetivo

Desenvolver uma plataforma online acessível e fácil de usar que permita a doação e adoção de animais, criando uma experiência positiva tanto para os usuários quanto para os animais. Além disso, promover a conscientização sobre o bem-estar animal e a importância da adoção responsável.

Meu papel e responsabilidades

UX designer e UX researcher, responsável por conduzir pesquisas com usuários, elaborar relatórios, criar wireframes, protótipos e designs em geral, com objetivo de disponibilizar as telas do app, prontas para etapas de desenvolvimento.

Conhecendo o usuário

  • User research
  • Personas
  • Problem statements
  • User journey maps

User Research

Para desenvolver o design responsivo do site do Abrigo Kitsune, foi conduzida uma pesquisa com usuários. Foram realizadas entrevistas com pessoas interessadas em adotar ou doar animais, observando-se seus comportamentos e também foram analisados sites de abrigos de animais similares. Antes da pesquisa, pensava-se que as pessoas estariam dispostas a navegar em um site mais complexo para encontrar o animal certo para adoção, mas a pesquisa revelou que a maioria dos usuários preferiu um site com navegação simplificada e informações claras sobre os animais disponíveis. Essa pesquisa também revelou pain points enfrentados por quem quer adotar ou dar em adoção e nos ajudou a criar um design que atende às necessidades dos usuários e oferece uma experiência mais intuitiva e agradável para aqueles que buscam adotar ou doar um animal no Abrigo Kitsune.

04 pain points foram identificados:

Imagem contendo 04 pain points identificados

Personas: Justino e Amanda

Iniciando o Design

  • Wireframes à mão
  • Wireframes no Figma
  • Prototipagem Lo-fi
  • Estudos de usabilidade

Wireframes à mão

Desenvolvi algumas versões de wireframes à mão, pois isso possibilita realizar testes rápidos com diferentes ideias para telas e seus componentes, além de servir de base para os wireframes digitais. Meu objetivo foi fazer um design minimalista e ao mesmo tempo intuitivo.

Imagem com wireframes feitos à mão

Digital wireframes

Low-fidelity prototype

Imagem contendo protótipos de baixa fidelidade

Protótipos lo-fi simulando um fluxo básico de navegação pelo sistema, lista de animais, detalhes de um animal em específico e adoção. Link dos protótipos funcionais aqui.

Estudo de usabilidade: descobertas (findings)

Conduzi o estudo promovendo questões sobre usabilidade, ao mesmo tempo concedendo espaço para os usuários expressarem suas opiniões.

Findings

  1. Vários usuários destacaram a importância de contar com um canal de atendimento eficiente, seja por meio de chat, e-mail ou telefone.
  2. Os usuários aprovaram a ausência de formulários para adoção, desburocratizando o processo online (a adoção é finalizada presencialmente), após confirmação no site.
  3. Alguns usuários mencionaram que gostariam de ver informações mais detalhadas sobre os animais disponíveis para adoção, incluindo questões comportamentais e outras características importantes

Detalhes do Estudo de usabilidade

(Link com o arquivo guia do estudo de usabildiade, contendo os detalhes desta pesquisa.)

Questões de pesquisa

  1. Os usuários conseguem encontrar os animais que estão procurando?
  2. Os usuários conseguem entender como solicitar a adoção de um animal?
  3. Existem partes do processo de adoção que os usuários encontram dificuldades?
  4. Os usuários conseguem navegar facilmente por diferentes seções do site a partir da página principal?
  5. Os usuários consideram o site fácil ou difícil de usar?

Participantes

  1. Os participantes são todos indivíduos com interesse em adoção ou doação de animais online.
  2. Dois homens, duas mulheres e um indivíduo não-binário, entre 20 e 45 anos.

Metodologia

  1. Estudo de usabilidade não moderado
  2. Local: Brasil, remoto.
  3. Data: sessões no dia 10 de abril de 2023.
  4. Cada sessão durou de 20 a 30 minutos e incluiu uma introdução, uma lista de tarefas e um pequeno questionário.

Refinando o design

  • Mockups
  • Prototipagem Hi-fi
  • Acessibilidade

Mockups

Imagem contendo os componentes dos mockups

Imagem contendo os componentes dos mockups

Prototipagem Hi-fi

Clique aqui para acessar os protótipos de alta fidelidade.

Imagem contendo os protótipos de alta fidelidade

Considerações finais

Impacto

O projeto desenvolvido para o Abrigo Kitsune tem um grande impacto positivo. A criação de um site responsivo e fácil de usar facilitará o processo de adoção de animais, deixando-o muito mais acessível e intuitivo para os usuários. Além disso, a inclusão de informações detalhadas sobre os animais, ajuda a garantir cuidados adequados após a adoção.

Neste projeto, reforcei meu aprendizado sobre vieses e como evitar que influenciem as decisões de design. Reforcei meu entendimento sobre desenvolver empatia com os usuários e técnicas para criação de personas. Tive oportunidade de conhecer mais a fundo sobre como desenvolver pesquisas com usuários, além de aprimorar meus conhecimentos de técnicas e de ferramentas amplamente utilizadas no mundo do UX Design, no que cito o Adobe XD.

Próximas etapas

  1. Criar as telas para cadastramento de usuários, incluindo criação de novas contas (sign up) e login (sign in).
  2. Criar as telas referentes aos módulos de administração, como gerenciamento de usuários, controle de estoque e cadastramento de animais(CRUD).
  3. Desenvolver uma versão WEB do app, em uma linguagem de programação.

Obrigado por acompanhar meu projeto até aqui!


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